domingo, 11 de fevereiro de 2018

Não basta amar, tem que demonstrar: linda animação sobre a importância de dar atenção às crianças


O vídeo acima, foi indicação via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de curta-metragem de animação [que não pude identificar o nome] sobre a importância de ser dar mais atenção ás crianças.
Uma animação que nos faz refletir como educadores - sejamos pais ou professores - para o conhecimento de mundo de filhos e alunos de termos momentos de trocas, de acompanhar sua jornada, de incentivar o talento, a produção, de ter um tempo para que a criança e o jovem compartilhe conosco seus sonhos, descobertas e incertezas.
O vídeo mostra a história de um pai e sua filha, ela alegre e envolvida com mil atividades (música desenho, dança etc), ele mais sério e compenetrado com o trabalho e as atividades da casa...
Mas aquela apatia do pai se transforma, quando do show de talentos da escola, em que a filha literalmente dá um show inspirada pela presença do pai na plateia fotografando, filmando, reproduzindo a coreografia da menina. Sutilmente o curta deixa entender que, embora aparentemente afastado pelo trabalho, o pai percebia o cotidiano da filha, só não conseguia demonstrar isso em gestos mais efetivos. Estar junto não é apenas estar de corpo presente, precisa que a alma esteja conectada.
Não basta amar, tem que demonstrar, eis a lição que este belo curta nos proporciona. Da mesma forma, não basta ser um bom educador, repassando conteúdos, há que se ter empatia, valorizar as habilidades do alunado, promover a divulgação desses talentos para a comunidade escolar, através de mostras, festivais de vídeos, comunicação impressa e digital com a família por agendas, blogs, redes social etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário